sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Nasci para ser amiga

Com o inicio do ano, todas as pessoas imitam televisão e fazem uma retrospectiva do ano anterior. Na realidade o certo seria introspectiva já que se olha mais para o interior do que rever as atitudes passadas, na busca interminável por soluções e conclusões. Após a minha introspectiva de 2008 cheguei a uma conclusão: Nasci para ser amiga.

Sempre que desperta um interesse em ter um cara bacana ao meu lado para ocupar a vaga de parceiro, algo acontece e a pessoa fica feliz pelo meu jeito de ser, pelo que tenho a oferecer, pela minha inteligência, estado de espírito e pronto, vem a máxima clássica: " Você é uma amiga e tanto! Gosto muito de ter você como amiga e acho que um relacionamento entre nós dois poderia estragar a amizade."

Antigamente, ficava arrasada com isso, achando que (parafraseando Maysa) meu mundo havia caído. Hoje enxergo a coisa com outros olhos e armadilhas (parafraseando Marina). Ser amiga tem suas vantagens, sendo que a principal delas é conhecer o lado oposto de forma mais verdadeira. Em todos os casos, os meus amigos ex-pretensos parceiros fazem confissões que nem a atual namorada, esposa, amante, peguete, seja lá qual a denominação, conhece e nem sonha em saber. Certa vez, ouvi um amigo dizer que a menina tinha ciúmes de mim, não por eu oferecer algum perigo, mas porque eu o conhecia muito melhor do que ela.

Segundo uma amiga, este fenômeno ocorre porque somos mulheres independentes, bem resolvidas profissional e pessoalmente a ponto de provocar certo medo no pretenso pretendente uma vez que ele gosta de se sentir como o protetor. Como não oferecemos fragilidade aparente, sua função não será bem desempenhada, logo não serve para ele como companheira. Entretanto devido a nossa perspicácia, somos muito mais úteis como confidentes. Já minha tia pensa que os homens não conseguem vibrar com o sucesso da mulher baseado no machismo historicamente enraizado na alma masculina, causando-lhes inveja e raiva, sentimento de competição. Portanto, relacionamento fadado ao fracasso.

Opiniões a parte, realmente é interessante ser melhor amiga de um ex-pretendente. Não é ser psicóloga, pois não tenho dom para tal. Mas acho que devido a minha personalidade forte aliada a minha franqueza fazem com que eles se sintam tão a vontade que preferem me ter como amiga de verdade do que ter como outra categoria. Consequentemente é bem melhor conhecer a pessoa por inteiro do que parcialmente, e ainda, manter as pessoas que a gente gosta por perto, convivendo com elas de forma cristalina e transparente é extremamente saudavel.

Espere um pouco: como saciar as necessidades da luxúria moderada? Como alimentar os desejos lascivos inerentes a qualquer ser humano? Como afagar essa volúpia que existe aqui dentro? Muitas perguntas para nenhuma resposta. Entretanto, sempre quando aflora um desejo incontrolável de saciar a sede da libido, há alguém de plantão, que,quando menos se espera, aparece na hora certa.

Às vezes me pergunto até que ponto esta atitude é certa. Partindo do pressuposto de que a linha entre o certo e o errado é bastante tênue e depende de como se interpreta, não tenho crises de consciência por causa disso. O meu único receio é de refletir sobre minha vida daqui a alguns anos e descobri que não construí nada e estou sozinha. Mas como estar sozinha? Como não construí nada? Eu construí sim um império de verdadeiros amigos ao meu redor, então, não estarei sozinha. Eles já me deram prova disso em situações adversas.

Antes que pensem que me fechei para o mundo e vou virar freira, ledo engano. Eu disse que viro amiga das pessoas pelas quais EU me interesso. Não quer dizer que não possa surgir alguém que se interesse por mim e seja igualmente correspondido. A minha intuição me diz que saberei reconhecer a hora e a pessoa certas quando se aproximar. Pessoas surgem ao longo da nossa vida não por um acaso. Umas para nos acolher, outras para serem acolhidas, umas para nos ajudar, outras para serem ajudadas, umas para amar e outras para serem amadas. O grande lance é possuir o correto discernimento para diferençar qual o papel que cada pessoa irá representar.

Em suma, se eu nasci para ser amiga daqueles pelos quais eu me interesso emocionalmente falando, então, obrigada, Senhor, por esta missão. Me emociono de ter sido incumbida deste papel. Fica bem nítido que ter este dom é privilégio de poucos. Caso você se enquadre nesta situação, sinta-se um ser privilegiado e não derrotado, exercendo esta função com maestria, sapiência e humildade. Frutos bons serão colhidos futuramente.

6 comentários:

  1. Foffy, até mesmo as amigas merecem e serão amadas... Eu tenho certeza que você ainda vai encontrar um cara inteligente o suficiente para valorizar o que você tem de melhor e que nunca mais vai largar do seu pé. Vivemos num mundo onde as pessoas buscam por efemeridades na busca de saciar seus desejos egoístas, sem se importarem com o alheio. Mas, tenho certeza que por causa disso mesmo, vai chegar o momento em que fichas começarão a cair e muitos começarão a entender o quanto são infelizes e vazios por razão de seus próprios atos. Por isso, ainda acredito que exista bondade e bons sentimentos da humanidade. Mais cedo ou mais tarde, a gente vai encontrar numa das esquinas da vida, aquele pedaço que completará a nossa felicidade. Deus não fez os serem humanos para que eles ficassem só!

    Beijos, te amo muito.

    Evelyn

    ResponderExcluir
  2. amiga.... q momento de inspiração fantástico!!!! em enquadrei tanto no seu texto q passei pra dois supostos pretendentes... pq é exatamente assim q me sinto. Parabéns pela forma clara com q vc nos descreveu. Um enorme beijo e não se preocupe, estou na lista dos seus verdadeiros amigos para compartilhar a velhice quando for a hora.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Linda!
    Olha! Há muito tempo que eu não leio (de um escritor não famoso....rsrsrsrs) algo tão profundo, sincero e sensato.
    Você conseguiu, em poucas palavras, definir a qualquer homem o verdadeiro sentimento que ele expressa a uma mulher. É verdade! Somos machistas, a sociedado nos moldou assim. Nos perdoe, mas não temos culpa. Mas agora, vejo que existe um novo tipo de mulher, na qualidade que você se define e se enquadra, que tem a missão, não só de serem "amigas!, mas de curarem a gente desses problemas.
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  4. Katita querida....amei a sua crônica....Além de ter sido abençoada por Papai do Céu com o dom da amizade, demonstrou também ter um dom especial para a crônica. Muito boa! Muito boa como mensagem. Muito boa como reconhecimento. Muito boa como parte da sua introspecção. Muito boa como manifestação de amizade e consideração. Muito boa como desabafo feminino. Enfim...tudo muito bom! E muito bom por me incluir no rol dos seus amigos.

    Ter sempre alguém de plantão foi ótimo!!! Amei a franqueza!!! E a maturidade para lidar com estas circunstâncias. Muito bom!!!!! Seu parceiro-amigo-amante está em algum lugar esperando a hora de virar princípe...

    Saudades. Pat

    ResponderExcluir
  5. Excelente seu "desabafo". Eu me enquadrei na sua situação. Tenho amigos tb q me contam coisas q as vezes a própria namorada não sabe, isso é muito engraçado...q outras pessoas vêem essa "intimidade" e acham q vc tem algo a mais c/ seu AMIGO!!! Isso realmente é um privilégio! Adorei o q escreveu!!! Sucesso...e tenho certeza q sua hr vai chegar!!! Bjuuss

    ResponderExcluir
  6. Prefiro acreditar que você está no caminho da tão sonhada história de amor. Um dia acontecerá, você merece!

    ResponderExcluir